quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A casa de Cupins




Ontem fui ao 5° encontro do projeto Travessias em Conflito - O lado B da imigração Japonesa no Brasil, que por meio de um ciclo de debates, palestras, filmes, leituras dramatizadas de peças inéditas, narrativas e depoimentos se propõe a investigar a memória nikkei e o processo de Imigração Japonesa que completou, poucos anos atrás 100 anos de início.

Por que isso me interessa? Não bastante o meu interesse por cultura japonesa, o encontro de ontem começou com a leitura dramatizada de uma peça inédita de Yukio Mishima chamada Shiroari no Su (白蟻の巣) ou a toca de cupins. Uma peça em três atos que ele escreveu durante sua estadia no Brasil! Sim, a peça se passa no Brasil, mais precisamente no interior de São Paulo!!

Eu li Confissões de uma máscara, do mesmo autor, ano passado e cai de amores pela obra.

Yukio trata de assuntos polêmicos e pesados como suicídio, depressão, morte, sexo, política e etc, sempre acompanhado de uma incrível melancolia e ceticismo. Ele é um dos autores mais célebres do século 20, e em A toca de Cupins, ele contrasta a natureza quente e alegre do Brasil com uma família perdida e envolta em aparências.

A peça trata dos temas recorrentes de Mishima.




Fiquei curiosíssima para ler mais peças dele, e principalmente mais de suas obras que tenham sofrido inspiração direta do território brasileiro, apesar de não ter viso a peça montada, pois tivemos uma leitura dramática, a atmosfera já foi o suficientemente pesada para me causar arrepios.

Ele é ótimo no que faz, melancolia pura!


(Mishima morreu em 1970 com um suicídio)


Nenhum comentário:

Postar um comentário