segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Matsuda Seiko, eternal idol!

Como meu post bem mau feito sobre idols teve várias vizualizações decidi falar um pouquinho mais sobre eles/elas.
Vou começar falando sobre Matsuda Seiko 松田 聖子!




Escolhi começar pela Seiko-chan, como chamada pelos fãs, porque ela é tida até hoje como a ETERNAL IDOL.

Kamachi Noriko nasceu em 1962 e começou sua carreira no ramo do entretenimento no final da adolescência ao ir sozinha para Tokyo participar de uma audição da Sun Music que procurava novos talentos.
Com um investimento gigantesco para a época o rosto da, agora chamada Matsuda Seiko, foi divulgado em campanhas publicitárias de ramos diferentes o que fez de seu single de estreia um enorme sucesso.
Mas foi seu terceiro single Kaze wa Aki Iro o primeiro de seus 24 singles consecutivos a ser número 1 no Japão!
Seiko-chan era famosa por usar roupas e cortes de cabelo de atmosfera pueril e jovial enquanto cantava com trejeitos infantilizados e pouco coerentes com a idade real da moça originando a expressão burikko ブリッコ para designar aqueles (especialmente mulheres) que tendem a agir desse modo mais infantil.
Com seu sucesso inédito começaram a surgir uma porção de garotas de "atitude burikko" em todo o Japão, o que causou certa ressalva do movimento feminista da época, que via burikko como um tipo de regressão onde a mulher fingia ser dependente, fraca e infantil.

Sendo presa por ser muito kawaii
(legenda do tumblr hehe)

Ainda no auge da carreira Seiko-chan casou-se com Kanda Masaki durante uma cerimônia digna de uma princesa da Disney, o que parecia ser o final perfeito para sua história de Cinderella; no entanto, a imprensa pegou Seiko traindo o marido diversas vezes,.
Sua carreira começou a declinar depois de uma série de episódios conturbados como a acusação pública de  ser culpada pela tentativa de suicídio de sua rival Nakamori Akina, por ter tido um caso com seu namorado, a publicação de livros que tratavam de sua intimidade escritos por um ex namorado entre outros...

A partir daí a persona pública de Matsuda Seiko mudou e ela passou a ser vista como uma mulher independente que coloca a própria felicidade em primeiro lugar!

Seiko foi mais uma idol vítima da mídia e terrível indústria japonesa, entretando, estranhamente agora ela contava com o apoio dos movimentos feministas que gostavam de vê-la liberta da faceta de idol.
Seiko-chan se casou mais duas vezes e continua sendo a imagem padrão que temos de idol, grupos jovens continuam fazendo versões de seus singles, burikko continua em voga - aliás, Lolicon se tornou um problema na sociedade japonesa-  e sua filha Sayaka tornou-se cantora.

Coloco agora minha canção favorita de seu primeiro álbum SQUALL :) 青い珊瑚礁









fontes: Japop - O poder da cultura Japonesa -Cristiane A. Sato.
http://www.japan-zone.com/modern/matsuda_seiko.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário