quinta-feira, 30 de maio de 2013

Lição de casa de estética: Expressionismo e cinema.

Tive uma tarefa de casa bem divertida no cursto de estética que faz parte da grade do meu curso de teatro. A ideia era encontrarmos parelelismos entre alguma vanguarda artística e algum filme, de preferência que não fizesse parte do movimento em si;
O Gabinete do Dr. Caligari
Vou explicar com mais calma: O movimento que coube a mim foi o expressionismo alemão, eu estava portanto proibida de pegar trechos do Gabinete do Dr. Caligari ou de outros filmes que fossem muito 'lugar-comum'; a ideia era que nós criassemos pontes subjetivas e de preferência usassemos filmes bem inesperados e mais atuais.

Comecei meu trabalho anotando os filmes que eu não queria usar:
O Gabinete do Dr. Caligari,
A noiva do Frankstein,
Nosferatu,
Filmes do Tim Burton,

E como meu prazo era um pouco curto disse para mim mesma que não ficaria muito preocupada em ser criativa, escreveria sobre aquilo que surgisse primeiro, e minha escolha foi:


Filme: Melancolia
Diretor: Lars Von Trier
Ano: 2011
Cena: Sequência Inicial
Linkhttp://www.youtube.com/watch?v=2kP-vuOy8cU

Explicação

A sequência incial de Melancolia pinta telas separadas ligadas por um único tema, a Melancolia em si. O espectador não sabe o que esperar uma vez que o enredo ainda não foi revelado, mas é impossível sentir-se calmo diante das imagens dessa sequencia, com toda certeza muito mais importante que o enredo são as sensações das personagens.
As cenas mostradas são conectadas pela temática sombria e pelas cores pouco contrastadas e escuras, bem como eram características do movimento expressionista.
As personagens são duas mulheres e uma criança em situação de risco, as imagens envocam destruição, morte e unidade entre homem e natureza mas as personagens chamam delicadeza, em especial a figura da noiva.
A cena não possuí falas ou mesmo uma sequência lógica ou cronológica que ajudam a causar estranhamento e pânico no espectador.
A trilha é Tristão e Isolda do compositor Richard Wagner famoso compositor por usar cromatismos e dissonâncias em suas composições afim de causar 'deformações musicais'.
A maquiagem e caracterização das personagens ajuda a exteriorizar a dor das personagens como vemos na primeira cena da sequencia onde a atriz Kirsten Dunst aparece magra e com olheiras mostrando-se perturbada e cansada e levemente deformada.
Definitivamente a composição envoca morte e desesperança, temáticas recorrentes do Expressionismo.
Em algum momento ao fim da sequência vimos o garoto lidando com madeira de maneira primitiva, aponto essa imagem com o objetivo de criar um paralelismo entre a retomada do uso de xilogravuras pelos artistas expressionistas que visavam retomar a uma arte primitiva; A imagem da criança com uma faca em mãos tirando lascas grosseiras é também muito forte.


---
Bom, meu texto ficou um tanto quanto confuso, mas eu decidi postá-lo porque o exercício foi divertido!
Preciso dizer amiguinhos, não sou uma boa aluna e faço meus trabalhos dentro do prazo limite, por isso a confusão do texto com a pressa de digitá-lo, mas o exercício foi bem legal então proponho para vocês que tentem fazer o mesmo e que sejam mais criativos do que eu!! Façam com anime façam com filmes bem novos, brinquem! Eu pretendo brincar mais. (Mas depois de fazer o resto dos mil trabalhos que acumulei para a mesma semana)

Um comentário:

  1. Eu vi esse filme.
    Considero o expressionismo uma das melhores estéticas.:D

    ResponderExcluir