segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Sobre Bokurano (anime)

Acabei de terminar Bokurano, anime de 2007 que conta a história grandiosa de 15 crianças envolvidas em um destino sádico onde todas deverão pilotar um robô e derrotar inimigos que advêm de realidades paralelas, o preço para uma derrota é a destruição da nossa própria realidade e do mundo que conhecemos, no entanto cada piloto perde a vida após as batalhas já que a energia do meccha é gerada a partir da energia vital do condutor. Ou seja, não há vitória feliz.
A animação é bonita mas não apresenta nada espetacular, as melhores sequências estão na abertura o que é uma decepção já que o estúdio Gonzo é responsável por obras mais interessantes.
A trilha sonora é limitada e não apresenta nenhuma faixa marcante.
Apesar da temática sombria e da série ela falha ao não se aprofundar tanto quanto poderia nas personagens; O terror e as ansiedades das crianças que tem seus dias de vida contados e uma responsabilidade gigantesca nas mãos é apresentado de maneira fútil e superficial.
A animação também peca por não se decidir se tratará de drama psicológico colocando a atenção principal nas crianças, ou de um drama político; Não que séries desse tipo não devam abordar os dois lados, pelo contrário, mas Bokurano acabou tomando uma aproximação fraca sob  as duas perspectivas e se tornando muito inferior a animações com temáticas parecidas.

Existem momentos poéticos e bonitos na série que fazem com que um personagem e outro tomem destaque e se tornem quase interessantes, bem como em alguns momentos o movimento político começa a inflamar, mas infelizmente esses momentos não são sustentados e se perdem em seguida voltando a superficialidade inicial.
Indico para aqueles fãs de animes e histórias épicas pelo simples fato de serem épicas. (E sim tem muita gente que gosta de histórias assim e fica mais envolvido do que eu. Tive um grande debate esses dias sobre o que atrai as pessoas em Teggen Toppa Gurren Lagann e a maioria das pessoas me respondeu: É ÉPICO!)


PS: Escutei um comentário ou outro dos fãs do mangá de Bokurano sobre a superioridade da obra original, infelizmente o anime não me despertou vontade de lê-lo; mas leitora assídua de mangá que sou, quem sabe um dia? Quem sabe eles tem razão e houve um erro feio de adaptação? Quem sabe no mangá as personagens sejam bem mais exploradas? Assim espero...

Nenhum comentário:

Postar um comentário