segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Honey and Clover: O que vale a pena ser visto?


Meu ano de 2010 foi quase inteiro dedicado a obra de Chica Umino Honey and Clover (ハチミツとクローバー), eu tinha começado a ler e assistir anos atrás mas nunca ia a fundo nisso, minhas irmãs começaram a assitir o anime bem depois de mim e terminaram em pouco mais de um final de semana, depois disso ficaram me pressionando para que voltasse a vê-lo e eu o fiz.
Em menos de uma semana estava terminado. Nesse tempo o mangá já estava sendo publicado pela Panini aqui no Brasil e minha irmã mais nova tinha a coleção em dia, passei a ler instantaneamente. Restava ainda assistir ao dorama e ao filme. Levei um tempo maior para terminar o dorama porque tinha convencido minha mãe a assistir comigo e nosso tempo juntas é limitado, quando finalmente terminado, sobrava o filme.
Por cima, Honey & Clover é um mangá josei fala do desenvolvimento de cinco estudantes de artes durante um certo período de suas vidas. As personagens enfrentam problemas típicos do cotidiano universitário como, trabalhos de conclusão, procura por emprego, falta de dinheiro e comida enquanto lidam com ansiedade, medo, amor, amizade, falta de motivação, festas, e outros aspectos da juventude. A autora é genial e apresenta cada um desses fatores com imensa sensibilidade, suas personagens se tornam humanas e é impossível não se identificar. Sensibilidade é a palavra chave, sensilibidade e drama como indica a música de abertura DRAMATIC da YUKI.
O mangá passou por três revistas durante sua publicação no Japão (Japão CUTiEcomic 2000-2001, Young YOU 2001-2005, Chorus 2005-2006 ) e resistiu fortemente a estas mudanças, ainda faturando o vigésimo sétimo prêmio Kodansha de melhor Manga.
Seu anime tem duas temporadas e é uma das melhores adaptações que já vi, o mangá foi representado quase na integra, o traço suave de Chica Umino foi mantido criando uma atmosfera própria para ele, e as músicas de aberturas, desfecho e trilha sonora condizem muito com a idéia da autora, que nomeou a obra graças aos seus CD's favoritos Hachimitsu do Spitz (cuja música do mesmo nome toca logo no primeiro episódio) e CLOVER do Suga Shikao .
O drama (2008) teve um cast bem conhecido, Ikuta Toma (Hanakimi) no papel de Takemoto Yuuta, Narimiya Hiroki (Stand Up!!) como Shinobu Morita, Mukai Osamu ( Nodame Cantabile) como Takumi Mayama,Harada Natsuki ( Attention Please) interpretou Yamada Ayumi e Narumi Riko (Ichi rittoru no namida) Hanamoto Hagumi, e leva o mesmo rumo do mangá e anime, começa como uma comédia leve e caricata e desenvolve calmamente as personagens fazendo com que eles se tornem humanos no meio do percurso. Os monólogos muito característicos não ficaram de fora, para a minha humilde felicidade.
Se tenho uma crítica quanto ao Dorama é ter sentido mudança nas personagens Morita e Hagumi, ainda que não tão forte na segunda. Essas mudanças não comprometem a competência da obra, ainda é Honey and Clover, a essência é a mesma.
A adaptação para cinema de 2006 dirigido por Masahiro Takada, tem como elenco Sakurai Sho (do Arashi) como Takemoto Yuuta, Yuu Aoi no papel de Hagu, Yūsuke Iseya como Morita, Ryō Kase interpretando Mayama, e Megumi Seki como Ayumi Yamada. A trilha sonora é, ainda que com uma cara bem diferente da do anime e dorama, espetacular. Colocar uma série no cinema é sempre um risco já que uma porção de podas são necessárias, mas, ainda que vários aspectos das personagens tenham sido perdidos nessa adaptação o mágico 'fator Honey&Clover' continuou fortemente presente. Oras, basta uma lida superficial no mangá para perceber Chica Umino escreveu cinema, a maneira sensível como apresenta os fatos, a atenção especial aos detalhes... Os longos monólogos de Takemoto que pontuam a importância de cada cena com palavras, muito bem escohidas, tornam a obra ótima para uma série grande como o anime e o dorama, mas a retirada destes, aumenta a responsabilidade sobre todos os outros fatores, trilha, câmera, cenário, figurino, atores e etc...
A impressão ao assistir o filme é que colocaram o projeto em boas mãos que deram a atenção necessária para a história e personagens e conseguiram, dentro dos limites que tinham e abrindo mão de muita coisa, manter a essência presente.
Honey&Clover também rendeu um dorama taiwanes em 2008, ainda inédito para mim, minha idéia é guardar essa carta para depois quando estiver com muita saudade da série.

'O que vale a pena ser visto?'
Não recomendo que alguém assista apenas ao filme ou ao dorama já que eles diferem mais do original do que o anime e tem menos tempo pra desenvolver a história,o filme principalemnte, mas seria uma perda ler apenas o mangá, ou só assistir ao anime, as versões 'Live action' apresentam uma visão diferenciada da história, única, e que te toca em aspectos novos. No final Honey & Clover só rendeu boas adaptações e deve ser visto, lido, ouvido quantas vezes forem possíveis.


Para ouvir: Spitz - Hachimitsu

Suneohair - Waltz

Ken Hirai - Canvas

Arashi - Aozora Pedal (retirado do Youtube)

Nenhum comentário:

Postar um comentário