quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sobre Fujoshi Kanojo - How to Date An Otaku Girl (filme)






Fujoshi kanojo 腐女子彼女 (2009)How to Date an otaku girl/ My Girlfriend's a geek/ My geeky Girlfriend (entre outras traduções)

É um filme baseado num romance publicado em um blog de Pentabu que mais tarde virou um mangá ilustrado por Rize Shinba.

Fujoshi kanojo conta a história de Hinata um universitário que se apaixona por sua veterana no trabalho temporário e depois de alguns encontros a pede em namoro, a mesma responde que antes de engatarem um relacionamento ele deveria estar ciente de que ela é uma otaku, especificadamente uma fujoshi otaku. Sem entender exatamente o significado ele responde que não se importa com seus hobbies e que a ama mesmo de qualquer maneira. A partir daí Hinata passa toda a primeira parte do filme tentando se adaptar a os hábitos de Yoriko e suas amigas.

Yoriko tem imaginação fértil, é obcecada por Boys Love, mordomos, cosplay todo outro tipo de coisa dentro dos estereótipos de uma garota otaku, como não poderia deixar de ser. O interessante nesse filme é que, diferentemente das outras histórias sobre otakus que eu tenha assistido (Densha otoko, Genshiken, Otaku no video etc...) que, cada uma a seu modo, criticam o papel social do otaku, a protagonista de Fujoshi kanojo é uma mulher bem sucedida profissionalmente.

Aliás, levando em consideração que a sociedade japonesa mantem muitos de seus traços machistas, uma personagem mais velha que o namorado, nada submissa - tanto que apelida o garoto de Sebsy em referencia ao mordomo de Kuroshitsuji, que realiza todas as vontades de seu mestre - mais alta e melhor sucedida ser uma otaku incurável é no mínimo algo a ser destacado.

O filme é recheado de citações de anime que vão fazer qualquer fã se divertir reconhecendo, e as cenas de devaneios 'BL' da personagem também arrancarão risadas, especialmente quando ela imagina uma relação entre seu namorado e seu melhor amigo.

Hinata, o namorado que não conhece o universo otaku, caberia perfeitamente no papel de protagonista de mangá shoujo, paciente, bonito, fiel, inteligente e, como menciona a própria Yoriko, usa óculos de vez em quando enquanto ela, ainda que bem caricata, não impede que o espectador se identifique, assim como acontece com Densha Otoko e Genshiken, já citados.

Outro ponto interessante é que, ao menos para mim, é a primeira vez que o ponto de vista de uma garota otaku é mostrado com tanta intensidade, ainda que alguns programas tenham personagens do estilo, elas dificilmente são o centro.

Enfim, o filme é uma comédia romântica típica, mas garantia de divertir os otakus procurando as referencias e apresentando um pouco o lado feminino da tribo.

3 comentários:

  1. Nossa amei eu lii só 1°vol. e estava procurando outros qdo vi seu blog falando do filme, me apaixonei pela descriçao.... to loca para assistir, obrigada

    ResponderExcluir
  2. Monica, fiquei tão feliz com o comentário ^^
    Conseguiu assistir o filme??

    ResponderExcluir
  3. tem o mangá traduzido pra baixar?
    preciso ver se acho o filme também..deve ser hilário ( nem curto kuroshitsuji .... meu phai!! ) xD

    bjoo

    ResponderExcluir