sábado, 20 de agosto de 2011

Sobre Yojōhan Shinwa Taikei - Tatami Galaxy


Quando você pensa na própria vida como você se sente? Se pudesse mudaria alguma escolha feita?
Mudaria as pessoas a sua volta? Mudaria a pessoa que você é?
Yojōhan Shinwa Taikei (四畳半神話大系) literalmente as crônicas de quatro tatamis e meio ou Tatami Galaxy, conta a história de um protagonista anônimo estudante da universidade de Kyoto que ao ingressar na universidade tinha como objetivo alcançar a sua “campus life cor-de-rosa”, cercado de amigos e ao lado da donzela dos cabelos pretos, e que, em função desse objetivo foi fazendo suas escolhas a começar pelo clube que entraria na faculdade.
Mas como a vida dificilmente sai como esperado, o protagonista não consegue a ansiada namorada, não tem nenhum talento que se sobressaia e faz amigos peculiares; entre eles está Ozu, o rapaz pelo qual ele culpa toda a sua desgraça.
Obcecado em tornar a vida cor-de-rosa uma realidade o protagonista acaba não dando valor a sua própria realidade e destruindo tudo o que conquistou, em um dia qualquer o estudante escuta de uma vidente que a chance de sua vida está na sua frente, mas que ele está tomando o caminho errado. “Se eu tivesse feito diferente? E se eu tivesse entrado em outro clube quando era calouro? Se eu pudesse voltar o que eu faria?”
O anime entra em um loop no tempo e nos mostra uma realidade paralela do protagonista onde a partir da entrada na universidade suas escolhas são totalmente diferentes das iniciais e, ainda visando à vida cor-de-rosa no campus ele consegue mais uma vez estragar tudo.
Os episódios seguem essa fórmula, caminhos diferentes, clubes diferentes, escolhas diferentes, mas sempre o mesmo protagonista e sempre as mesmas pessoas em sua vida; As variantes desses caminhos mostram faces distintas das pessoas que o cercam e até mesmo do protagonista que é moldado de acordo com a sua posição, colocando em cheque a ideia de que as pessoas são "o que são",e mostrando como as personagens (cuja personalidade, objetivos, e história não mudam) são aquilo que os olhos da primeira pessoa conseguem ver.
Como a maioria dos animes do gênero Slice-of-life, este também aflora muito o sentimento de nostalgia e faz com que você se identifique.
Baseado num Novel de Tomihiko Morimi que foi lançado apenas na Ásia (infelizmente porque se tivesse uma tradução para inglês eu estaria lendo.) o anime foi dirigido por Masaaki Yuasa, animado pelo primoroso estúdio Madhouse e exibido no bloco NoitaminA.
A animação é incrível, é uma série de encher os olhos, enquanto as personagens são feitas em um elegante 2D, sem muitos traçados, detalhes ou coloração complexa, grande parte dos cenários é construída sob texturas caleidoscópicas maravilhosas, além de técnicas como colagens, fotografias, e algumas cenas em Live action (na maioria de ambientes) que contribuem na construção das atmosferas.
A história é muito boa, pertinente e rica em referências históricas, geográficas e culturais, o que faz com que muita coisa seja perdida na primeira vez em que é assistido; Aliás toda obra que lida com universos paralelos ou viagens no tempo costuma fazer com que o espectador perca muita informação.
Fica-se uma ressalva, a narrativa é muito rápida, especialmente no primeiro episódio onde é praticamente impossível acompanhar alguma coisa, mas isso deve ter sido percebido e corrigido porque os próximos episódios se tornaram muito mais fáceis de assistir.
Indicadíssimo pra todos, Tatami Galaxy é divertido, traz uma abordagem nova a um tema que é pertinente. Quem nunca se perguntou o que seria da vida se as escolhas tivessem sido diferentes? Quem nunca desejou poder recomeçar? Quem nunca sentiu que não tinha tudo que queria? O que você faria se pudesse ver todos os outros ‘você’ que existem por aí?

Nenhum comentário:

Postar um comentário