quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Maria Antonieta compositora!

Marie Antoinette, possivelmente a mulher mais difamada ao longo da história mundial.





Se tem algo sobre a rainha da França de que tenho certeza é de que ela não estava pronta para ser rainha, fora isso, tudo é incerto.
Gosto de pensar na Maria Antonieta como alguém que deveria ter sido artista e infelizmente não pôde.
Durante a infância Antonia mostrou talento para as artes e sempre apoiou artistas como pôde, principalmente os músicos.
O que, infelizmente, poucos sabem é que a Rainha também foi compositora, além de ser uma excelente interprete.

Na minha saga por mulheres compositoras pensei em começar com a minha xará Clara Schumman, mas decidi fazer uma paradinha em Versalhes do século XVIII e falar sobre a Rainha. (espero também fazer um post sobre os músicos que a inspiraram e que foram incentivados por ela).

Detalhe da pintura: A rainha da França e seus filhos por  Lorraine Habsourg 1787.

Coloco abaixo duas de suas mais famosas canções.

C'EST MON AMI - Marie Antoinette



Link para as partituras aqui e aqui.

PORTRAIT CHARMANT - Marie Antoinette



Outro aspecto curioso da vida da rainha é que apesar de ser conhecida por ter revolucionado a moda e esbanjado dinheiro em artigos desnecessários, o que é um comportamento que reflete a essência do rococó e do barroco, um período frívolo; A mesma rainha passou parte da sua vida no campo, vestindo tecidos leves (impróprios para uma rainha da época), e apaixonada pelo ambiente bucólico. Contradição?


Eu não sei Francês, mas encontrei uma tradução de C'est mon ami para Inglês e a passei para Português, por ser a tradução da tradução encontrada na internet, não asseguro que ela seja muito fiel.

"Ah, se houver em sua vila um pastor sensível e encantador, do tipo que nós gostamos ao primeiro encontro e que passamos a amar mais com o tempo, ele é meu amigo, devolva-o a mim, tenho seu amor e ele a minha fé.

Se com sua voz doce e melancólica ele ecoar os ecos de suas florestas, e se os acentos de seu oboé deixam a pastora pensativa, é ele de novo...

Se ainda que não se atreva a dizer nada o seu olhar pode te tocar e seu, ainda que não te faça corar, sua alegria te deixe sorrindo, é ele novamente...

Se passando perto de seu casebre e olhando seu rebanho, os pobres se atrevem a pedir por um carneiro e ainda ganham a sua mãe, com certeza é ele..."



Um comentário:

  1. Amei!
    A rainha possuía um coração lindo, muito puro! (Justiça lhe seja feita hoje, amém.)

    ResponderExcluir