quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

HBO's Girls!!!

Girls! não mulheres, just girls!

Comecei  a segunda temporada de Girls, a série hit da HBO e achei que seria interessante escrever sobre ela, para aqueles que ainda não a conhecem.

Girls gira em torno de quatro garotas de 20 e poucos anos que vivem em Nova Iorque e retrata essa nova geração de adolescentes tardios ou pré-adultos.
A protagonista é Hannah, interpretada pela autora e diretora de série Lena Dunham, uma garota recém formada que recebe a chocante notícia dos pais de que não poderá mais contar com a mesada deles e terá de se sustentar sozinha.

As quatro garotas, que diferem muito em personalidade lidam com dúvidas típicas como "O que vou fazer depois de me formar?", "Qual a minha verdadeira vocação?", "O que eu quero da vida" entre outros,  usam Nova Iorque, em especial o Brooklyn  como pano de fundo importante para sua jornada.
A série busca indetificação do público através da incrível normalidade das garotas, cheias de falhas e inseguranças, bem como todos aqueles que habitam seu mundo. A direção de arte, trilha sonora e direção geral trazem sensibilidade ao universo vulgar e ordinário das personagens.

Apesar de ter ganhado prêmios importantes, Girls tem dividido a crítica; Enquanto a maior parte dos críticos aplaude a série de pé, alguns reclamam da falta de diversidade do casting e acusam a série de tentar representar uma geração e ser incapaz de fazê-lo;

Eu saio em defesa de Girls. Não acho que a série tenha a prepotência de querer representar uma geração inteira mas ela é capaz, sim, de sintetizar problemas típicos daqueles que tem o mesmo padrão de vida e idade das protagonistas, bem como várias outras séries que se focam em outras parcelas da sociedade.
Dunham é incrivelmente talentosa e, embora eu não tenha sido totalmente convencida por uma personagem ou outra (acho Shoshana muito caricata), ela cresce a cada episódio e tem desenvolvido um trabalho maravilhoso.

A série é constantemente apontada como "o novo Sex and the City", uma afirmação absolutamente errônea uma vez que apesar de compartilharem o 'mesmo' cenário e contarem a estória de 4 mulheres as séries são muito diferentes; Sex and the City fala de mulheres bem sucedidas, fortes, confiantes e levemente fúteis enquanto as garotas de Girls são inseguras, nada glamurosas e a maioria ainda não sabe o que vai seguir fazendo da vida; apesar de ficcional Girls é muito mais 'pé-no-chão' do que Sex and the City onde a protagonista tem problemas para pagar o aluguel mas passeia por Manhattan vestida com marcas caríssimas do topo da cabeça até o dedão do pé e vai para 'night' a semana inteira!!

Girls também tem sido atacado por causa da presença constante de cenas de nudez e sexo; É estranho que entre tantos programas da HBO que também tem cenas constantes de nudez, Girls seja o único programa a gerar repúdio dos espectadores; mas uma vez que você assista a série é compreensível... Não são cenas de nudez como as que estamos acostumados a ver na televisão, as pessoas a expor seus corpos não são diferentes de mim ou de você, e não se encaixam no padrão de beleza inatingível. As cenas são bem humanas e não causariam tanto reboliço se estivessem no cinema ao invés de na televisão.

Todos que gostam de séries americanas deveriam dar uma checada em Girls que foi a série mais comentada do ano passado e, apesar das polêmicas que levantou, também a mais elogiada pelos críticos.




3 comentários:

  1. Eu vi essa série a pouco tempo em um desses sites de downloads e achei que parecia legal, mas nem cheguei a assistir, mas depois de ler seu texto, acho que vou começar (e aproveitar que ainda tá na segunda temporada, né)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nati, assista sim! você que gosta de mangá Josei vai gostar da série!! (E eu acho que ela ainda vai melhorar!!!)
      Aproveita que é curtinha, só tem 10 episódios na primeira temporada. :)

      Excluir
  2. uma das minhas séries favoritas HBO está para meninas, eu acho que é uma excelente produção e muito boa trama

    ResponderExcluir