terça-feira, 30 de abril de 2013

Estudos e textos sobre Um bonde chamado Desejo - Temas

Esse texto deve ter erros de ortografia. Traduzi apressadamente. Sinta-se confortável para me indicar os erros de concordância também hehe


Temas

Temas são ideias universais e fundamentais exploradas num trabalho literário.



A incapacidade da fantasia de superar a realidade.
Ainda que a protagonista de Um bonde chamado desejo seja a romântica Blanche Dubois, a peça trata de realismo social. Blanche explica para Mitch que mente porque se recusa a aceitar o que o destino preparou para ela, e mentir para si mesma e para os outros permite que a vida aparente ser como ela deveria ser, e não como ela é.
Stanley, um homem prático e firmemente preso ao mundo físico desdenha do universo de Blanche e faz tudo que pode para acabar com ele. O relacionamento problemático entre Blanche e Stanley é uma representação da constante guerra entre aparência e realidade o que impulsiona a história da peça e cria uma tensão permanente. Todas as tentativas de Blanche de recriar a sua existência e de Stella falham (de rejuvenescer e de salvar Stella de uma vida com Stanley). 
Um dos modos mais usados por Williams para ilustrar a dificuldade da fantasia em sobrepujar a realidade é explorando os limites entre interior e exterior.
A cenário da peça é o apartamento de dois quartos dos Kowalski e as ruas que o cerca, William faz questão de que ambos sejam retratados no palco colocando em evidência que o apartamento não é um santuário doméstico, ou seja, o apartamento não é um universo paralelo impermeável ao mundo exterior , os personagens entram e saem do apartamento constantemente e trazem consigo problemas que encontraram nas ruas. (...)
Ainda que a realidade triunfe sobre a fantasia em Um bonde chamado desejo Williams sugere que a fantasia também é uma ferramenta importante. No fim da peça Blanche volta a seu mundo particular de fantasia criando um escudo para se proteger dos golpes duros que tem levado da realidade. A insanidade de Blanche aumenta quando ela entra completamente em seu mundo privado e deixa o mundo objetivo para trás e se negando a aceitar a realidade.
No entanto, para ser completamente salva Blanche precisa transformar o mundo exterior naquilo que imagina e como a realidade não é parte de seu mundo de fantasia ela contenta-se em adaptar o que tem para que sirva a seus propósitos. Em ambos os reinos, psicológico e físico o limite entre fantasia e realidade é permeável. A felicidade iludida de Blanche ao fim da peça sugere que até certo ponto a fantasia é sim uma força vital importante para o indivíduo, ainda que a realidade sempre ganhe.

O relacionamento entre Sexo e Morte.
O medo de morrer de Blanche se manifesta em seu medo de envelhecer e perder sua beleza. Ela se recusa a dizer sua verdadeira idade aos outros e de aparecer perto de luzes fortes para não revelar sua aparência em decadência, ela parece acreditar de que se continuar afirmando sua sexualidade, principalmente com garotos mais novos ela será capaz de se esquivar da morte e retornar ao mundo maravilhoso da adolescência que viveu antes do suicídio de seu marido.
No entanto, ainda na cena 1 Williams sugere que o histórico sexual de Blanche é na verdade a causa de sua queda. Assim que chega a casa dos Kowalskis Blanche diz que viajou por um bonde chamado desejo e fez baldeação para o bonde cemitério que a levou até a rua Campos Elisios. Essa jornada, que acontece antes do início da peça é uma representação alegórica da trajetória de vida de Blanche, uma vez que os campos Elisios são a terra dos mortos na mitologia Grega. A entrega de Blanche a suas tentações causaram a perda de Belle Reve, sua expulsão de Laurel e, até o fim da peça, sua expulsão da sociedade. 
Blanche está familiarizada com o conceito de que sexo leva a morte, durante a peça ela é atormentada pela morte de seus ancestrais ao que ela culpa seus acessos de 'fornicações épicas'. O suicídio de seu marido foi resultado de sua desaprovação a sua homossexualidade. (...)
Na cena 9 uma mulher mexicana aparece vendendo "flores para os mortos" e Blanche se apavora por acreditar que ela anuncia seu destino. Seu caminhar para a insanidade é o final perfeito para duas de suas falhas - sua incapacidade de agir apropriadamente em relação ao seu desejo, e seu medo desesperado da mortalidade humana. 
Sexo e morte estão muito ligados na experiência de Blanche.

Dependência dos Homens
Um bonde chamado desejo é uma crítica sobre o modo como as instituições da sociedade Americana pós-guerra agia em relação a suas mulheres. Williams usa da dependência de homens de Blanche e Stella para expor e criticar o tratamento que as mulheres recebiam durante a transição do velho para o novo Sul. Ambas, Blanche e Stella pensam que a companhia masculina é o único modo de alcançar a felicidade e dependem deles para seu sustento e para a conservação de sua auto-estima.
 Blanche reconhece que Stella poderia ser mais feliz sem seu marido abusivo, mas a saída alternativa proposta por ela é contatar Shep Huntleigh e pedir ajuda, ou seja, ainda envolve dependência masculina. 

Quando Stella escolhe continuar com Stanley ela escolhe depender do amor e acreditar no seu homem ao invés de em sua irmã e Williams não critica a escolha de Stella - ele deixa claro que Stanley representa um futuro muito mais seguro para ela do que Blanche.
Enquanto Blanche vê seu casamento com Mitch como um meio de escapar do desamparo. A exploração masculina perante a sexualidade de Blanche a deixaram com a reputação destruída e tal reputação faz com que ela não seja vista como uma mulher boa para se casar, e por causa desse mesmo desamparo Blanche vê o casamento como sua única possibilidade de sobrevivência; Quando Mitch se recusa a casar com ela em função das fofocas que ouviu de Stanley, Blanche pensa imediatamente em outro homem para vir a seu resgate. 
Como Blanche não consegue ver nada além de seu mundo de dependência masculina ela não consegue imaginar maneiras de salvar a si mesma, e essa dependência é a causa de sua queda, por depender dos outros Blanche coloca seu destino nas mãos de outrem.


fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário