segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Sobre Rurouni Kenshin (filme)


Ontem, e somente ontem, eu criei coragem para assistir o filme de Rurouni Kenshin (2012) e o fiz acompanhada das minhas irmãs e de minha mãe.



A verdade é que acompanhei ansiosa todas as novidades sobre o filme até a data de lançamento mas fiquei receosa em vê-lo por se tratar da adaptação de uma obra muito querida por mim, que boba, esse filme foi uma surpresa maravilhosa!
Já sabia da caracterização dos personagens, mas vê-los em contato uns com os outros tornou tudo muito natural, e com ares nostálgicos.Não tenho crítica nenhuma para fazer sobre nenhum personagem do elenco principal, pelo contrário gostaria de agradecê-los por conseguirem dar vida de modo tão real aos personagens que viviam na minha imaginação. Toda vez que uma série ou livro pelo qual nutrimos muito carinho ganha uma adaptação para cinema tendemos a ficar ansiosos para saber se os personagens conseguirão cativar o novo público do mesmo modo que nos cativaram, e Himura Kenshin conseguiu se mostrar apaixonante novamente!
Quanto ao roteiro, que sempre foi minha maior preocupação, continuo alarmada com a ausência de um personagem chave nesse momento da história, mas não fosse esse terrível hábito de comparar as mídias (ou seja, o mangá-anime com o filme), não haveria ressalva nenhuma a ser feita já que a história foi bem amarrada e interessante, não apenas para aqueles que assistiram ao original.
É interessante ver como a produção se empenhou em criar um ambiente verossímil com o período histórico mas não se distanciou da estética de anime e mangá, sendo possível até imaginar onde estariam as onomatopéias de alguns takes, especialmente nas batalhas, e ainda assim acreditar totalmente que aquele universo é parte do nosso.

Contando as sardas desse Japonês 'ruivo'.

Minha crítica real, é sobre a trilha sonora, e obviamente não estou falando da canção The Beggining do ONE OK ROCK que foi tema do filme, mas das músicas de fundo que por vezes pareciam fortes demais para determinadas cenas, ou o contrário fazendo com que parte da carga sentimental que algumas cenas pediam fossem perdidas...
(Sei que é errado comparar as mídias, mas preciso citar que Ruroni Kenshin anime tem uma das trilhas mais bonitas que já escutei!)

Enfim, não procuro me estender afim de não comentar cena por cena e não liberar nenhum spoiler para outro que, como eu, também tenha ficado receoso e ainda não assistiu ao filme, mas concluo dizendo que a experiência de ver uma de suas séries animadas favoritas ser adaptada de maneira carinhosa, coerente e competente é incrível, por favor o façam!

My feelings...




5 comentários:

  1. Nossa esse filme ficou excelente mesmo e olha que eu só vi pedaços do anime e estou começando a ler o manga agora. Quem dera se todas as adaptações para Live-action de obras japonesas fossem feitas pelos próprios japonesas... com certeza teríamos muito menos perolas do que as que já tem... XD
    E que venha o segundo filme!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou ansiosa demais pelo segundo filme, já que vai tratar da minha saga favorita!!! E agora que confio na produção quero muito que esse filme saia logo

      Excluir
    2. Bom que vai dar tempo de ler o mangá todo (ou quase) ai será mais tranquilo ver as diferenças da história XD

      Excluir
  2. Ahhhhhh, que linda!
    Fico contente que tenha gostado por ser justamente um mangá/anime tão querido por você. Eu adoro RK, mas acho que não sou tão fã assim hahaha. Só li o mangá e assisti aos OVA do passado do Kenshin (Tomoe linda pra sempre hahaha Fãgirl). O anime nunca consegui pq na época que assistia animes, a Globo retalhava - há, trocadilho básico - todas as séries. E quando consegui uma internet decente pra baixar... Já não tenho mais pique pra tantos episódios lol

    Mas é um título que eu tenho muito carinho <3

    Eu também, só depois de assistir, fiquei satisfeita com os personagens. Takeru caiu na minha graça desde sempre, porque um dia assistindo Mei-chan me veio na cabeça que ele era parecido com o Kenshin lol Só faltava descobrir se ele seria capaz de lidar com a dualidade - se posso usar este termo - do personagem, que é cômico mas guarda uma essência incrivelmente sombria. Bem, no primeiro filme, que até não aborda tanto esse lado sombrio, ele mandou muito bem. E quanto ao uso da katana, maravilhoso! Ele já tinha atuado em taiga e mostrou que aprendeu muito bem!

    O meu nariz torcido foi mais com a Megumi - Aoi Yu?? Quando soube fiquei decepcionadissima, mas quando saíram as primeiras atuações dela calei minha boca hahahaha.

    E o Sanosuke tb curti mais depois que vi, mas ng me surpreendeu mais que o Saitou lol Eu achei ele nanico demais pro personagem, mas ele cresceu demais atuando. Só uma pena que o personagem não foi bem utilizado (eu até descartaria a aparição dele neste primeiro filme).

    Eu só fiquei com a impressão de que quiseram trabalhar muita coisa num filme só. Mas isso é compreensível pq questão de orçamento e tudo mais, e como primeiro filme tinha que ter um retorno financeiro viável, o que talvez não aconteceria se eles não tivessem abordado o arco da Megumi. Já que a história do falso battousai e mesmo a do Sano talvez não sustentasse um filme.

    Mas é sim, um ótimo filme, os personagens são excelentes, as cenas de ação de encher os olhos! Você assiste com um sorriso no rosto em vê-los ganhando carne e osso <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kitty eu terminei o filme com essa impressão também, a de que eles tentaram trabalhar muita coisa em um filme só; mas acho que isso não atrapalhou o curso do filme porque as pontas fooram bem amarradas.
      Estou muito impressionada com o Takeru, esse foi o primeiro trabalho dele que vi, gostei dele não fazer o Kenshin caricato e do pouco da cena do passado que pude ver. (TOMOE É AMOR!)
      Também estava com o pé atrás com a Aoi Yu, minha referência dela sempre será Honey and Clover e não conseguia entender como podia tê-la escolhido para interpretar um mulherão, mas não é que ela se tornou muito sexy nesse filme? hahhah Amei ela como a Megumi, inclusive me cativou mais que a megumi do anime na mesma parte da história!

      Excluir