quarta-feira, 14 de março de 2012

Os filmes que marcaram a minha infância - Meu Amigo Totoro

Meu Amigo Totoro (1988)
(となりのトトロ)

Há muitos anos, numa terra muito distante as famílias costumavam ir até as locadoras mais próximas de casa alugar fitas VHS durante os finais de semana.
Numa dessas idas a locadora, num tempo onde eu não aceitava assistir nada que não fosse animação uma capa colorida com um gato-ônibus me chamou atenção, e esse dia mudou a minha vida.

Foram dias e dias e dias assistindo ao mesmo filme sem parar com as minhas irmãs, fazendo pai e mãe assistirem por tabela.
Não lembro exatamente o quão velha eu era nessa época, mas lembro que estava na pré-escola e que construí um Totoro de sucata como tarefa de casa.
O dia em que aluguei Totoro não foi só significativo porque assisti um filme maravilhoso que me marcaria para sempre, mas porque foi o meu primeiro contato com uma obra da Ghibli, que continua sendo muito querido por todos os membros da minha família.
Desde essa época começamos a colecionar filmes da Ghibli, incorporar referências destes filmes no nosso dia-a-dia, nos reunirmos para assisti-los e ansiarmos cada lançamento; Não acredito ser necessário dizer o quão bom é esse filme e quão competentes são aqueles por trás dele; Quão detalhada é a animação ou quão tocante e inesquecível é a trilha; Sou absurdamente grata ao Hayao Miyazaki por tudo que ele me proporcionou e ainda proporciona, cada filme assistido, ou reassistido é uma experiência muito mágica, prazerosa e, normalmente regada a lágrimas.
Se a minha casa hoje é recheada de roupas, bottons, dvd's, ursos de pelúcia, carimbos, bolsas, chaveiros e materiais escolares referentes a Ghibli, com certeza eu devo isso ao Meu vizinho Totoro, que continua meu amigo, e assim vai será por muito tempo.

2 comentários:

  1. Assisti esse trailer de Totoro, depois um de Chihiro e agora to chorando D:

    ResponderExcluir
  2. Nunca assisti Totoro (shame on me), mas meu professor de piano ama as músicas da Ghibli!

    Este post é super interessante. Espero que ele não estrague a sua infância.
    http://my.opera.com/sukekomashi-gaijin/blog/tonari-no-totoro

    ResponderExcluir