segunda-feira, 13 de maio de 2013

Filmes que marcaram a minha infância - O Jardim Secreto (1993)

O Jardim Secreto é uma adaptação para cinema de 1993 dirigida por Agnieszka Holland de uma série de livros escrita entre 1910 e 1911 por Frances Burnett.






Mary Lennox é uma garota mimada e mal criada que perde seus pais em uma epidemia de cólera e é mandada para morar com seu tio em uma mansão em Yorkshire.
A garota é rude com os empregados da casa e demanda ser tratada da mesma maneira com que foi acostumada, no entanto, na mansão do tio pouca atenção lhe é destinada; Sob os cuidados de uma rígida governanta as ordens são para que a menina não bisbilhote por ai, fique em seus aposentos, e não faça perguntas. Uma simpática jovem, Martha é designada para ser sua dama de companhia e apesar das constantes ofensas que a garota lhe disfere continua sempre carinhosa.

Tendo que se acostumar a nova rotina e as personagens que fazem parte dela, Mary acaba penetrando no jardim secreto da Senhora Craven, que fora lacrado após a morte de sua tia. No Jardim, Mary, Dickon, irmão mais novo de Martha e o fraco Colin, primo de Mary que tem uma doença na coluna e  uma relação fria com o pai, passam tardes de alegria e diversão onde a tristeza da mansão e da vida real não podem penetrar e brincam despreocupados.

Ele não parece um mini Paul McCartney?
Hoje sou conhecida por ser uma pessoa absorta em sua paixão por certos temas e estéticas, O Jardim Secreto provavelmente foi minha primeira referência dentro de um universo que para sempre continuaria sendo um de meus favoitos, o de filmes infantis que se passam na Inglaterra durante a segunda revolução industrial. Ora, falando assim parece muito engraçado e um tanto quanto específico, mas se você pensar um pouquinho vai encontrar vários filmes no estilo.
O conceito de infãncia é um tanto quanto recente e o modo como lidamos com o lúdico e encaramos a infância bem como nossas expectativas em relação as crianças foi mudando muito. Um de meus livros favoritos foi escrito 6 anos do Jardim Secreto, é chamado Peter Pan e Wendy; imagino que vocês já tenham ouvido falar;
O começo da minha anglomania data dos meus primeiros anos de vida.
Pois bem, as crianças de o jardim secreto são inteligêntes, astutas, cheias de personalidade e ainda assim sentem que existe uma grande barreira entre seu mundo e o mundo dos adultos, bem como as paredes do jardim, só as crianças conseguem se comunicar e penetrar naquele mundo e ele é necessário para que aguentem o "mundo real".
Quando pequena essa ideia de ter um esconderijo próprio sempre me pareceu interessante mas acho que o que mais fazia com que eu gostasse do filme era observar a reação das crianças em relação ao seu contato com o mundo externo.
Os adultos tratam as crianças como seres menores e inaptos, apesar dos pequenos serem inteligentes e curiosos eles se sentem injustiçados e não verdadeiramente vistos pelos outros; Cada um tendo que seguir com o papel que lhe é proposto pela sociedade.
Quando criança pequena, pequena mesmo, sempre sentia que os adultos não podiam realmente me enxergar e que infelizmente era esperado que eu me tornasse como um deles, encontrei em leituras como O Pequeno Príncipe e em filmes como O Jardim Secreto a possibilidade de me ver representada na arte e a vontade de mudar meu meio.
Por essas e outras continuo absurdamente apaixonada por este filme e fico envergonhada por não ter uma cópia dele em minha coleção.

OBS: Coisas que, mais tarde, eu achei engraçadas. Maggie Smith é a governanta severa no filme, mas lá por 99 ela se tornou minha querida Professora Minerva.
Uma vez reassistindo esse filme dublado (já nos anos 00) achava que o nome de Colin Craven tinha a mesma pronuncia de Colin Creevey, personagem da saga Harry Potter.


Deixo aqui uma adaptação na íntegra de 1949




Nenhum comentário:

Postar um comentário