domingo, 8 de setembro de 2013

Sobre GANTZ (filme)

Ontem eu assisti GANTZ, adaptação dos quadrinhos para cinema feita em 2011 e dirigida por Shinsuke Sato.
Acho importante deixar claro, antes de qualquer coisa, que eu nunca li os quadrinhos ou assisti a animação GANTZ, mas não considero isso um problema já que uma mídia não pode se sustentar na outra; De qualquer modo não esperem um texto comentando o valor do filme como adaptação pois eu não sou a mais indicada a fazê-lo.


GANTZ conta a saga bizarra de Kurono Kei (Ninomiya Kazunari) e Kato Massaru (Matsu Ken), dois amigos de infância que se reencontram num metrô lotado e ao tentar salvar um bêbado que caiu na linha do trem, são atropelados e mortos mas assim que perdem a consciência descobrem-se em um apartamento onde estão outras pessoas e uma grande esfera negra, GANTZ, capaz de fazê-los voltar se completarem com sucesso as missões recebidas a partir daí.
Através de sua história extravagante GANTZ coloca suas personagens em situações extremas onde não há certo ou errado e contesta noções de moral.
Seu aspecto visual é impressionante, fiquei o filme inteiro elogiando a direção de arte que se preocupou em criar uma atmosfera similar com a obra original, a caracterização de personagens é impecável e muito bonita. Os efeitos visuais estão soberbos e na medida correta, demonstrando muito bom gosto da equipe em não tentar reproduzir níveis absurdos de violência, uma vez que eles não ficam tão bonitos no cinema quanto são em quadrinhos.
Não é necessário ter lido ao mangá para saber que o diretor se preocupou em criar enquadramentos tipicos dessa mídia e destaco as cenas no metrô, cheias de imagens captadas com uma grande-angular que saltam completamente do resto do filme, criando a impressão de que o metrô está num universo próprio, que não é nem a vida cotidiana dos personagens, nem as aventuras enviadas por GANTZ.
Quanto as interpretações não sou exatamente fã de Matsu Ken mas posso observar seu desenvolvimento com o progresso de sua carreira; Lembro da minha frustração com sua performance em Nana (2005) e da apatia que ele me gerou em Death Note (2006), em GANTZ, no entanto, ele está muito mais maduro e constroi um personagem comovente e profundo convencendo bem como Kato.

Ao seu lado está a estrela Ninomiya Kazunari no papel de Kurono Kei, um ator experiente que nunca falha em seu trabalho, seu Kurono é construído de maneira impecável e podemos observar a maturação da personagem que tem estados muito bem delineados no filme.

Por fim, indico o filme que mostrou-se competente, cheio de suspense e cativante

PS: Assisti em sequência GANTZ: Perfect Answer mas comentarei esse filme em outro post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário